segunda-feira, 1 de abril de 2013

Algumas das Causas das Marés Negras

  • Os acidentes, como por exemplo naufrágios, colisões, explosões, roturas do casco, com navios petroleiros;
  • As operações de manutenção e de limpeza dos navios petroleiros, em alto mar, que, embora sejam proibidas pela Lei Marítima Internacional, continuam a ser realizadas com forma a poupar tempo e gastos durante as paragens nos portos;
  • A lixiviação natural das rochas (erosão dos fundos oceânicos);
  • As atividades de exploração petrolífera offshore (libertam para os oceanos lamas, tendo na sua composição altos teores de hidrocarbonetos);
  • O mau estado da grande parte da frota marítima (navios com mais de 20 anos);
  • A inadequada preparação técnica de muitas tripulações.


Após termos dado alguns exemplos de causas possíveis para a ocorrência de marés negras, que outras causas conhece?




Fontes
Maré Negra. (s.d.). Retirado em 27 de Março de 2013, de http://www.infopedia.pt/$mare-negra
Marés Negras – O mar ameaçado. (s.d.). Retirado em 27 de Março de 2013, de http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Sistemas-Aquaticos/content/Mares-Negras-O-Mar-Ameacado?bl=1&viewall=true
Acidente em plataforma da Repsol em Espanha causa derrame de petróleo com 1900 hectares. (2010). Retirado em 27 de Março de 2013, de http://www.publico.pt/ciencia/noticia/acidente-em-plataforma-da-repsol-em-espanha-causa-derrame-de-petroleo-com-1900-hectares-1472311
Naufrágio do Prestige – Os implicados. (2009). Retirado em 27 de Março de 2013, de http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/20020/2/Naufrgio%20do%20Prestige%20%20Os%20Implicados.pdf

2 comentários:

  1. Em resposta à questão colocada, o nosso grupo fez uma pesquisa e concluiu que existe muitas mais consequências das marés negras. Com a poluição da água dá-se um crescimento das populações de bactérias anaeróbias, sendo estas, seres que vivem na ausência do oxigénio. Há uma diminuição da capacidade de auto-depuração da água. Estes acidentes também interferem no ciclo da água e no das precipitações. As zonas costeiras ficam estéreis. E, a longo prazo, nos humanos, estes incidentes, podem provocar cancro.
    No post anterior o vosso grupo refere que as limpezas dos navios em alto mar são proibidas. Gostaríamos que nos dissessem quais as penalizações que daí advêm?
    E tendo em conta que a atividade turística fica extremamente afetada com as marés negras, pois a limpeza das praias é muito demorada, pretendíamos que nos informassem de que forma se procede a limpeza dos locais onde ocorrem os derrames? Quais os mecanismos utilizados? E até que ponto já foram desenvolvidas técnicas para solucionar estes problemas?

    Fonte:
    http://www.infopedia.pt/$mare-negra

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    1. Relativamente à vossa primeira questão. Existem diversas penalizações, tais como, o pagamento de sanções, aos navios que violarem os requisitos da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (Marpol) e aplicadas por cada um dos Estados-membros em conformidade com a sua própria legislação; a retenção dos navios e a suspensão imediata das atividades da empresa transportadora. (para mais informações relativa à presente questão, consultar os links que se encontram no fim do comentário)
      Por último, iremos responder às vossas perguntas finais, somente numa resposta. As estratégias e os meios para combater as marés negras têm sido, ao longo dos anos, aperfeiçoadas. Uma das estratégias já adotadas consiste em impedir a aproximação do petróleo das zonas costeiras, onde a sua eliminação é mais difícil e dispendiosa. Contudo, existem diversas técnicas de combate e de limpeza das marés negras: o afundamento; a combustão; a utilização de absorventes; a utilização de detergentes e de dispersantes; a biorremediação ou a degradação biológica e a recolha mecânica.
      A técnica de afundamento do lençol de petróleo (por aumento da sua densidade) apresenta efeitos nocivos sobre a flora e a fauna dos fundos oceânicos.
      A combustão consiste na queima do petróleo como forma de o eliminar. Contudo as altas temperaturas promovem a solubilização de componentes tóxicos, o que não favorece o processo, e geram enormes quantidades de fumos (poeiras e dióxido de carbono que agravam o efeito de estufa).
      A utilização de substâncias absorventes consiste no uso de tipo uma esponja para reter o petróleo.
      O uso de detergentes tem-se revelado prejudicial. Estes são produtos químicos que provocam a dissolução e a dispersão do petróleo. No entanto, os compostos resultantes da mistura são mais tóxicos, e a sua biodegradação é mais lenta, pois tendem a precipitar-se e a depositar-se em profundidade. Todavia, têm sido feitos esforços para que estes produtos sejam cada vez mais ecológicos.
      Na biorremediação, as bactérias decompõem o petróleo em substâncias mais simples (combustão natural). Estas bactérias são extraídas do amido de milho, e para digerir 1 litro de petróleo, consomem o oxigénio de 327 litros de água do mar, pelo que se agrava o risco de asfixia do meio marinho.
      A recolha mecânica é aparentemente o método ideal, pois não fere o ambiente, mas torna-se difícil de executar em condições atmosféricas adversas. Esta consiste no uso de sistemas de retenção insufláveis, para evitar que o óleo atinja as costas. Desta forma o petróleo pode ser contido e recuperado para posterior utilização, com recurso a equipamentos denominados skimmers. Os skimmers separam o óleo da água por centrifugação (a água do mar é mais densa que o petróleo, pelo que este tende a concentrar-se no centro de rotação, podendo ser bombeado para fora), por elevação (fazendo uso de correias transportadoras), e por absorção (com recurso a materiais oleofílicos, ou seja, que atraem o petróleo).

      Fontes:
      Retirado em 12 de Abril de 2013, em http://eur-lex.europa.eu/Notice.do?mode=dbl&lang=pt&ihmlang=pt&lng1=pt,pt&lng2=da,de,el,en,es,fi,fr,it,nl,pt,sv,&val=377619:cs
      Presidência da República - Casa Civil - Subchefia para Assuntos Jurídicos. Retirado em 12 de Abril de 2013, em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9966.htm

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